Sinalização de incêndios
com o Sinapp

O Sinapp ainda é apenas um conceito

Um conceito que estamos decididos a tornar realidade mas tal não depende só de nós (estamos dependentes do Estado no essencial). Continue a ler para saber o que planeamos fazer e como pode ajudar.

Introdução

A deteção de incêndios florestais em Portugal conta com cada vez mais e melhores meios, desde postos de vigia renovados até vigilância aérea, sem dispensar o contributo da sociedade civil através das linhas de emergência 112 e 117.

O Sinapp pretende ser um meio de sinalização de incêndios alternativo a essas linhas, sendo mais simples, mais rápido e mais preciso, recolhendo dados que podem complementar ou ser complementados pelas observações dos postos de vigia.

O serviço estará disponível todo o ano em todo o território, independentemente dos níveis ou das fases, da meteorologia ou dos meios contratados. Com custos de manutenção muito baixos.

Experimente a Demo

Tem Facebook? Siga-nos no Facebook
Nota

Descobrimos à posteriori uma iniciativa semelhante e aparentemente mais antiga por parte de outra empresa. Saiba o que temos a dizer a esse respeito.

Uma história ficcionada mas não rebuscada

O Guedes foi testar a bicicleta nova na Ecopista do Tâmega, entre Amarante e Arco de Baúlhe. Ao fim de cerca de 50 minutos avista um incêndio — pouco dado a apatias, decide ligar para o 112.

Ninguém atende. Talvez o 117...

Centro Distrital de Braga, bom dia.

Bom dia. Estou na Ecopista do Tâmega, a aproximadamente 30km de Amarante, e estou a ver fogo a Sudeste que aparenta alguma intensidade.

Humm... A Sudeste? A chamada caiu no Centro Distrital de Braga. Aguarde por favor enquanto encaminho para o Centro Distrital do Porto.

Obrigado.

Centro Distrital do Porto, bom dia.

Bom dia. Estou na Ecopista do Tâmega, a aproximadamente 30km de Amarante, e estou a ver fogo a Sudeste que aparenta alguma intensidade.

Faz ideia da localidade?

Lamento, não sou de cá...

A Sudeste... A Sudeste... Talvez Mouquim? Aguarde por favor enquanto ligo aos bombeiros mais próximos.

Obrigado.

Bombeiros Voluntários de Amarante, bom dia.

Bom dia. Estou na Ecopista do Tâmega, a aproximadamente 30km de Amarante, e estou a ver um incêndio a Sudeste. O seu colega da linha 117 disse que talvez seja perto de Mouquim.

Recebemos ainda nem há cinco minutos uma chamada de um residente a alertar para um fogo nessa zona. Os meus colegas já estão a sair para lá. Obrigado pela sua colaboração.

O Guedes enche o peito com o sentimento de dever cumprido mas não consegue conter um suspiro:

Podia ser mais fácil

Simplificar é preciso

Com o Sinapp vai ser assim:

1) Apontar a câmara; 2) Confirmar; 3) enviar

Em poucos minutos a Proteção Civil recebe, por Internet ou por MMS, os seguintes dados:

A Proteção Civil utiliza as observações simultâneas de vários postos de vigia para calcular a localização dos incêndios através de uma técnica chamada "triangulação". O Sinapp será mais uma fonte desses dados — uma espécie de posto de vigia móvel — embora seja necessário ter em conta a margem de erro do GPS.

Figura 1: Triangulação de vetores para calcular a localização

Resumindo...

Outras potencialidades

O Sinapp foi pensado para facilitar a sinalização de incêndios mas também pode ser útil noutros domínios. Como por exemplo:

Algumas destas possibilidades exigem análise de questões várias mas sugerem múltiplas aplicações para a base tecnológica do Sinapp.

Acreditamos que os níveis de civismo aumentam quando as pessoas sentem que podem fazer a diferença — contribuir para mais participação cívica é o grande objetivo do Sinapp.

E agora?

Apoie-nos no GovTech, um concurso promovido pelo Governo e que conta com os cidadãos para votar nos projetos. A principal vantagem comparativa do Sinapp é que é um conceito simples e exequível mas capaz de fazer a diferença a vários níveis, desde o cívico até ao ambiental.

O Govtech terminou e o Sinapp ficou em 31º (em 113)

Não é uma "visão disruptiva" — é apenas evolução.

O nosso objetivo é conseguir o patrocínio do Estado para desenvolver e integrar o Sinapp com os sistemas da Proteção Civil e disponibilizá-lo aos cidadãos gratuitamente e em todo o território.

Teste a Demonstração no seu telemóvel. Não são enviados quaisquer dados para a Proteção Civil ou para qualquer outra entidade e não é necessária qualquer instalação porque corre diretamente da Internet.

O produto final irá funcionar nativamente nos dispositivos Android e iOS e será capaz de enviar as sinalizações tanto por Internet como por MMS.

Experimente a Demo

Como ajudar?

Tem Facebook? Siga-nos no Facebook Partilhe Use as redes sociais Divulgue Informe os seus amigos

Passe a palavra

O Sinapp terá um impacto positivo na sociedade, simplificando numa primeira fase a sinalização de incêndios mas podendo facilmente evoluir para simplificar outros processos.

Junte-se a nós dando visibilidade ao projeto — a simples partilha nas redes sociais pode ser importante. Estamos a estudar novas formas para divulgar o projecto e em breve teremos novidades.

Sinapp nos media

Para ti, Tiago (Espera por mim no cimo deste Monte, amigo)